Convertendo placas modelo Mercosul para modelo antigo
- Ignez Mello
- 27 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de mai. de 2022
Eu, particularmente, acho a placa modelo Mercosul muito feia. Eu prefiro nosso modelo tradicional. Mas, como gosto não se discute, segue a vida.
A diferença da placa Mercosul para a nossa placa, além do layout, é que a quinta posição é preenchida por letra, ao invés de número.
Na tabela abaixo, segue o de-para de números para letras.

Eu precisei implementar um de/para ao consultar os carros atuais, no caso do proprietário ter trocado a placa para o modelo novo, mas os cadastros possuem a placa antiga.
A função verificar se a placa é cinza ou Mercosul, e retorna a placa alternativa. As rotinas normalmente tem uma variável ou coluna com a placa, então eu aplico a função para retornar a "outra" placa. Desta forma, no caso de pesquisas por uma coluna placa, eu tenho as duas opções.

Agora imagine que você precisa pesquisa por um veículo com a placa Mercosul, mas ele é antigo, e você imagina que a placa foi trocada. Então, qual placa pesquisar? Simples: as duas!
Posts recentes
Ver tudoUma dica facinha, para ajudar naquelas consultas por amostragem. Use ORDER BY NewId() para retornar resultados diferentes a cada SELECT.
Estas são duas formas simples de matar todas as conexões de usuários conectados a um banco de dados específico no SQL Server. É bem comum...
Desde os primórdios dos bancos de dados ouvimos que "a informação é o bem mais precioso que as empresas possuem". Obviamente, se essa...